Gosto muito do Salmo 23, junto com o 91 ele é um dos salmos mais conhecidos da Bíblia Sagrada. Já gostava antes de estudar seus versículos com mais profundidade. Me apaixonei ainda mais depois que decidi fazer isso. Aconteceu nas semanas que antecederam o final do ano de 2005, quando fui convidado para pregar na igreja de Jardim Aeroporto em Campinas. Resolvi falar sobre esse salmo.
Quando estudava sobre a parte “b” do versículo cinco, tive duas reações. A primeira foi sorrir diante do que descobri. A segunda foi suspirar fundo, e conscientizar-me ainda mais da minha responsabilidade como cristão diante da mensagem do texto. Lembra do que está escrito: “Unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda” (Sl 23:5b). Vejamos quais serão as suas reações. Antes, porém, de entender a mensagem do texto é preciso entender o contexto de onde a expressão “o meu cálice transborda”, foi tirada.
Ela faz alusão a um costume do oriente médio. Segundo o dito popular de hoje em dia, para “espantar” visitantes indesejados da nossa casa é preciso colocar uma vassoura atrás da porta... (É cada uma!) Os judeus, no entanto, eram bem mais educados para fazer isso. Há um costume no Oriente Médio em relação a visitas. A primeira coisa que é oferecida para os visitantes quando estas são recebidas pelos anfitriões é um copo com água ou vinho.
Os dois começam a conversar, falar sobre a vida, etc. Enquanto o anfitrião mantinha o copo do visitante abastecido, significava que a sua permanência era bem-vinda. Mas, no momento em que ele deixava o copo esvaziar, significava que o tempo da visita havia acabado. É hora de terminar a visita. Um copo transbordante era símbolo de que a visita poderia ficar o quanto quisesse. Significava que aquela pessoa era especial. O copo vazio era um sinal que a hora de ir embora havia chegado.
Agora com esse contexto em mente, leia novamente o versículo cinco do salmo 23 e consiga ouvir Deus dizendo isso para você, na Bíblia NTLH, o versículo está assim escrito: Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar. O que nós aprendemos com esse texto? DEUS quer que nós estejamos na presença dele a todo o momento! Em nenhum instante Ele deixa faltar vinho no nosso cálice! Somos convidados de honra do criador! Ele não quer estar com você apenas hoje, mas quer estar com você em todos os momentos da sua vida!
Quanto tempo você tem dedicado para estar na presença de Deus? Saiba que a todo o momento, não importa a maneira que você se encontra, Ele está te esperando, de braços abertos, com um cálice sempre cheio.
A Ele toda glória!
Por Eleilton Freitas,
Teólogo, escritor e diretor do CETAP (Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa).