top of page

Um folião escondido

Mesmo ante a nova vida, existe um "folião" dentro de mim. Isso se dá pelos resquícios da velha natureza (o tal "folião"), que de vez em quando dá os seus passos no “samba da vida”. O coração é tupiniquim. O sangue ferve com os ritmos do Brasil. O corpo arrisca alguns movimentos que expressam o gingado da maioria dos brasileiros. Parece que os ritmos são parte de quem nasceu por aqui.


Não vou/fui à avenida, entretanto de alguma maneira estive por lá. Com sorriso no rosto, expectativa por ver o desfile, esse "folião escondido" desejaria acompanhar a folia que durante mais de quatro dias toma conta do país.


Poderia ir a Salvador, nos blocos atrás dos trios; na Sapucaí e no Anhembi, para ver as escolas de samba disputarem o carnaval. Ver os blocos nas ruas nos tradicionais carnavais de Pernambuco e as manifestações folclóricas no interior do Pará.


Comentar, sorrir, vibrar, torcer, enfim, “sambar” com o coração. Disfarçando é claro, escondido, escondido da maioria e compartilhando com alguns essa folia secreta.


O carnaval chega, e muitos sentimentos traz: será que continuarei sem sambá-lo? Ou será que a folia vai ser explicitada? Ou seria convertido dessa “folia” oculta? Foram essas as perguntas que no passar dos carnavais tenho feito ao meu coração. Pensei até que nessas alturas estaria ressacado.


Mas com a graça de Deus, Alguém brigou comigo o ano inteiro, e mesmo ante fraquezas afastou a ideia de “cair” na folia. O Deus Espírito Santo, graças a Ele tenho permanecido na graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Dedico a Ele minha luta contra o pecado.


Às vezes, admito, fico com raiva de não poder fazer algumas coisas que jovens como eu fazem, mas no fim de tudo vejo que a Lei é boa (Romanos 7.16), porque ela me limita a fazer o que eu queria. Às vezes não choro nas minhas orações, não falo em línguas, mas vejo que o Deus Espírito atua da mesma forma. Ele briga! É por isso que eu não fui à avenida e nem me desviei da graça.


Essa briga entre minha "velha natureza" (o folião escondido) e a natureza espiritual (o folião convertido), gerado pelo Espírito Santo é confirmada pela Bíblia: “Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis.” (Gálatas 5.17).


Assim louvo ao Espírito Santo que luta para que eu me torne mais e mais a imagem de Cristo (leia na Bíblia, Romanos 8.26-30). Aleluia! Brigue sempre conosco Espírito Santo!


Por Andrei Sampaio Soares.


bottom of page