top of page

Discípulos | Identidade parte II

Certo. (Se você não leu a primeira parte desse texto corre neste link: http://www.alemblog.com.br/single-post/2017/01/26/Disc%C3%ADpulos-Identidade-parte-I e confira). Vamos à ajuda dos versículos 11 ao 13 desse mesmo capítulo 1 de João, para responder a grande pergunta identitária. Eles nos ajudam muito nessa questão sem a qual não podemos ser ou caminhar como discípulos de Jesus!


“Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.”


1 – Crer: Essa é a primeira ação que nos define. Todos nós além de carentes de significado, somos carentes de acreditar em alguma coisa. Não temos vocação ao ateísmo, a expressão mais usada para não crer. O Evangelho nos responde que nossa digital vem em princípio de nossa espiritualidade, daquilo que cremos. Nesse caso crer em Jesus é primeiro, é prioridade. Em que você acredita verdadeiramente? Sim, porque não somos em si mesmos, somos porque Deus É. Não crer em Jesus é ser indigente espiritual, é não ter sentido, não ter norte, não saber os significados da existência; ainda que você tenha um bom emprego, seu nome seja x, seu cpf x, se você não acredita em Jesus, sinto lhe informar que você não é além do que um mero Adjetivo, pois nossa Id. Depende inteiramente, por ligação, da Id. De Deus.


2 – Experimentar: A crença que um discípulo verdadeiro tem em Cristo, não é despropositada, como alguém que crê no “chapeuzinho vermelho”. Não, o crer do evangelho exige experiência! A vivência com Jesus e seus propósitos, vai nos definindo, vai criando uma verdadeira identidade em nós. A palavra de Deus em Salmos 34:8 diz: “Provai e vede como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se abriga”. Provar. Essa dica nos leva a terceira:


3 – Nascer: Nascidos da vontade de Deus, expressão usada aqui para falar de mudança, conversão de valores, conceitos, práticas, hábitos. O discípulo verdadeiro tem um Identidade verdadeira, pois nasceu de novo! Renasceu, mudou, não da opinião própria (vontade da carne), mas pela vontade de Deus (No Espírito). (Veremos de maneira mais profunda, no próximo artigo, o significado do renascimento em Cristo).


4 - Ser: Somente crendo, experimentando e renascendo na perspectiva de Jesus que eu posso realmente ser. E quem você é? Quem nós realmente somos? Filhos de Deus! Não sou aquilo que dizem que eu sou, não sou aquilo que minha profissão me conferiu ser, não sou aquilo que meu dinheiro ou bens me dizem que eu sou: Sou Filho de Deus! E é dessa identidade que depende tudo na nossa vida. Você não precisa se matar de trabalhar para simplesmente ser e ter um verdadeira identidade; ou para agradar alguém em busca de reconhecimento para de fato ser alguém. Pois, se você creu naquilo que Jesus É, Experimentou de sua vontade, valores, prioridades, renasceu para essa nova vida, você É FILHO de DEUS, e Ele tem muito prazer nisso, pois seu nome está escrito no livro da Vida. Compreendeu? É extremamente importante que vivamos esses desafios, pois desafios é uma coisa bem familiar na vida de um discípulo de Jesus, não é?


Então anota aí:

- Onde ou em quem você está buscando ser alguém?


- Questionar minha fé em Jesus;


- Questionar minha experiência com Jesus;


- Questionar minhas mudanças através de Jesus;


“Pois Ser, é exatamente um resultado de todas essas condições!”


Por Marciel Diniz.




bottom of page