top of page

O culto está chato, porque você está chato

Lógico que na avaliação de um culto, leva-se em conta o dirigente da celebração, as músicas cantadas o pregador e sua pregação, mas, via de regra, você tem esquecido que também faz parte do culto.


Você se esqueceu que o culto não é pra você, e ainda que não confesse, você diz sempre que nada do que acontece na reunião cristã lhe agrada, uma prova, de que só olha pra si no culto. Na verdade, pouco importa pra você a glória de Deus, o louvor ao Senhor ou a Palavra pregada. Pra você, o que importa é se te fez bem e não se alegrou o Senhor.


O culto está chato, porque você não participa dele. Não entende o que é ele. Daí, apesar de você está presente junto a igreja, sua mente está longe. Não abre a Bíblia ou acessa o aplicativo dela quando pedido, não canta os louvores e nem presta atenção na mensagem.


Você está mais preocupado com o que fazer depois do culto (e existem preocupações autênticas), do que prestar culto a Deus. Você não se esforça pra entender o que está acontecendo. Não! Tudo que sabe fazer é só apontar erros e falar mal da igreja, dizendo que no passado era melhor. O culto está chato, porque você não cultua, não se entrega, não se oferece a Deus. Como não acha a adoração da igreja, que vai de vez em quando sincera ou genuína, diz que pra cultuar desse jeito é melhor não cultuar, daí não vai mais nas reuniões públicas, não colabora com a igreja, em nome de uma perfeição que nem você alcança ou faz. Antes de chamar o culto a Deus de chato, precisamos fazer uma auto avaliação, uma análise de consciência com base na Bíblia. Precisamos saber se estamos prestando a Deus um culto que preste. E se estivermos prestando um bom culto, nada de "tocar trombeta" ou se orgulhar, na verdade, continue em adoração a Deus e serviço as pessoas, assim, você ajudará a fazer um culto melhor ao Senhor! Por Andrei Sampaio Soares.



bottom of page