top of page

Gratidão acima de tudo!

Tudo que uma pessoa tem na vida é fruto de graça e cuidado de Deus. Habitação, vestuário, alimentação, amizades, saúde, companhia, família e bens são presentes do Criador e proporcionam uma vida de paz, tranquilidade e bem estar.


Pensando nisso, gostaria de convidar você, leitor, a fazer um balanço dos presentes que você recebeu de Deus nos últimos tempos.


Como está sua saúde?! Algumas pessoas orgulham-se de não precisar frequentar médicos por muito tempo, alguns por anos a fio. São pessoas saudáveis, dispostas e cheias de energia. Mas será que tais pessoas param para agradecer ao Autor da Vida e Doador da Saúde pelos cuidados diários que recebem dEle?


E sua família, como vai?! Vocês têm vivido em paz, têm se alimentado diariamente? Algumas pessoas acham que só são “prósperas” quando possuem uma conta com alguns milhares de reais, casas na cidade e no campo, carros luxuosos e empregados em grande número.


Entretanto, a verdadeira prosperidade está contida em viver em harmonia com aqueles que amamos e ter o necessário para a sobrevivência. Nestes tempos de crise econômica, muitas famílias têm vivido sob a dependência extrema de Deus. E nem por isso são menos abençoadas do que outras pessoas. A vida familiar é um presente do Altíssimo e deve ser celebrada em Sua presença.


Além disso, você tem vivido de que forma?! Seus relacionamentos estão como? Já dizia o pensador que “ninguém é uma ilha”. Todos nós precisamos de nos relacionar com outros, semelhantes a nós, uma vez que todos temos carências em algumas áreas. Assim, a vida humana é interdependente, pois eu preciso do que outro tem para oferecer e outro precisa do que eu posso dar. Assim, vivemos esse ciclo de auxílio e amparo e para isso são os amigos: para servir e serem servidos.


Como andam suas desculpas? Algumas pessoas se aproximam de outras apenas com o intuito de sugar do outro, sem nada para oferecer. Outros seres humanos são tão abençoados que servem sem esperar nada em troca. Faça um balanço dos seus amigos e reflita sobre quanto Deus tem sido gracioso com você e com eles pela interdependência que vocês constroem.


Concluo este pequeno artigo te convidando a fazer uma oração de Gratidão a Deus por tudo que Ele tem feito. Enumeramos alguns aspectos que podem não estar tão bons assim. Sua família pode estar mal, sua saúde pode estar abalada e sua convivência entre amigos pode nem existir. Mas há um motivo maior que todos estes para agradecer: agradeça ao Senhor pelo amor dEle demostrado na cruz, por meio do sacrifício de Jesus que nos possibilitou acesso ao Pai novamente e nos garante a promessa certa da vida eterna.


Viva uma vida de gratidão, tal qual nos convida a velha canção do Hinário Brados de Júbilo:

“Conta as bênçãos

Conta quantas são

Recebidas da divina mão

Uma a uma dize-as de uma vez

Hás de ver surpreso quanto Deus já fez”


Que Deus, em Cristo, nos dê a dádiva de sermos agradecidos.


Por Eric de Moura.



bottom of page