top of page

Discípulos | Identidade parte I

  • Vida Cristã
  • 26 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

“Este Foi o testemunho de João (Batista), quando uns judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para perguntarem quem ele era. Ele confessou e não negou; declarou abertamente: ‘Não sou o Cristo’. Perguntaram-lhe: ‘E então quem é você?’ … João respondeu com as palavras do profeta Isaías: ‘Eu sou a voz do que clama no deserto: Façam um caminho reto para o Senhor’”. [João 1:19-21,23]


Quem é você? Essa pergunta é muito forte na perspectiva da identidade e realmente séria para quem tomou de pronto o desafio de ser um discípulo de Jesus. Somos carentes de Identidade, carecemos ser alguém. Quando tiramos a nossa primeira cédula de Identidade, queremos ser identificados; colocar nossa digital única e singular no documento pelo qual vão nos solicitar o resto de nossas vidas. Porém não é o papel verdinho que te dá cara, personalidade e define quem de fato está por trás da fotozinha “3x4”.


Quando nos entendemos por gente a primeira coisa que a gente pensa é: “Eu quero ser alguém na Vida”. Talvez você responda: sou o pastor, sou o padeiro, o costureiro, o empresário. Entretanto, fato é que, o que eu faço não me confere identidade plena, pois o que eu faço não alcança todas as dimensões do meu ser. Não sou um adjetivo. Na caminhada discipuladora de Jesus, precisamos redescobrir nossa identidade, perdida por causa do pecado, e se achar naquilo que verdadeiramente somos.


Em João, o Batista, encontramos uma certeza identitária extremamente enraizada na Identidade essencial de Jesus o Messias. “Quem é você”, perguntaram. Adjetivaram João por aquilo que ele aparentava ser e o relacionaram estritamente por aquilo que ele fazia. Aquela era uma oportunidade fantástica de ser alguém a mais do que João era, um pseudo Messias, o palco havia sido montado e as multidões o seguiam, era ele o profeta que acabara com o jejum de Israel de 400 anos sem anúncio profético.


Porém não é isso oque acontece; João não se define, mas é definido pelo que a Palavra diz a respeito dele: “Sou a voz que em meio ao caos, ao deserto espiritual que vive esse tempo, veio preparar o caminho para aquele que É, preparar um caminho reto para o Senhor”. João Batista nasceu para isso, era isso e só o era, pois Jesus É. Sem Jesus a Identidade de João é simplesmente impossível e seu sonho de sentido e significado retratado na pregação profética de arrependimento e salvação, seria mero charlatanismo. Identidades ligadas, João só era porque Jesus É.


Mas afinal o que define você? O que define a verdadeira Identidade de um discípulo de Jesus? Já descobriu? Vamos descobrir juntos na próxima reflexão, combinado?


Por Marciel Diniz.


 
 
 
bottom of page