top of page

+ PESSOAL

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós, vimos a sua Glória como Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”. (João 1:14) Deus deixou-se tocar, ouvir, ver. João é um discípulo que entendeu, viveu isso. Em sua carta ele detalhou a experiência: “Nós o vimos, ouvimos, nossas mãos o apalparam”. Esse era um testemunho contra os agnósticos de ontem e de hoje: Eles pensavam que Jesus era somente uma expressão abstrata, uma divindade surreal, ou um ser fantasmagórico.


As pessoas ainda pensam assim quando se relacionam virtualmente, valorizam o distante como se fosse presente e desprezam o presente como se fosse distante, fantasmagorizando as relações interpessoais. Jesus saiu da composição trinitária e deu um salto em direção a humanidade para ensinar e viver o sentido mais real e verdadeiro da pessoalidade.


O Logos não era apenas uma ideia que estava por trás de todo o cosmos, como os filósofos antes de Cristo pensavam; Mas uma pessoa real, um humano, Deus feito gente. O Logos do qual todo princípio depende, pela qual todos os inícios despontaram e todos os fins desembocam.

Nossas origens são iniciativas do Deus que conversa, chora, sente fome, frio, se angustia e se apaixona, ama. Ele viveu entre nós, se pessoalizou, nos chamou. Não foi um convite do tipo “você aceita ser meu amigo no Facebook”, mas “venha e me siga e eu te farei pescador de gente”. Em Jesus percebemos um Deus tão perto que não pode ser menos do que tudo na vida do discípulo.


Quando Cristo é trazido por nossas motivações à nossa intimidade, para o lado nosso, fazemos com o outro a mesma coisa que ele está fazendo com a gente; amamos, nos pessoalizamos, “desvirtualizamos” a amizade, ouvimos e choramos juntos, sofremos com. Ver Jesus é necessariamente ver alguém. Luciano Pires do Café Brasil disse certa vez: “É preciso ver de maneira outrospectiva”.


O Deus do evangelho condiciona seu relacionamento com os humanos ao relacionamento destes com outros humanos. “Tive fome e me deste de comer, sede e me deste de beber, no hospital doente, preso e me visitastes; ‘quando Senhor?’ quando fizerem tudo isso ao menor destes meus irmãos!” (Mt.2531-46) Jesus tem uma história pessoal com você? Você tem uma história pessoal com alguém? Jesus faz diferença na sua vida, Você faz diferença na vida de alguém? Respostas em aberto, faça-as para sua consciência, faça-as para Deus! Por Marciel Diniz.



bottom of page