top of page

Canção 3: Natal de glória

Nota inicial:

Então, de repente, uma grande multidão do exército celestial

apareceu junto ao anjo, louvando a Deus e dizendo:

Glória a Deus nas maiores alturas,

e paz na terra entre os homens a quem ele ama. (Lc 2.13-15)


I. A Canção na Escritura

Não podemos falar do cântico dos anjos, sem tomarmos nota de quem são. A palavra anjo tem significado de mensageiro, no caso, vemos eles atuando de maneira abundante com relação ao Senhor. Foram eles que anunciaram a Concepção Sobrenatural a Maria, falando em sonho com José que o Menino seria gerado pelo Espírito. Na noite do Natal, os anjos atuaram a mando de Deus mais uma vez. Vemos um anjo, sem nome, que fala com pastores sobre o ocorrido. Quando termina de anunciar que nasceu Cristo, o Senhor, há uma mudança repentina de cenário. Agora não mais um, mais "o exército celestial" canta: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele ama. (Lc 2.14) O estilo de louvor dos anjos é uma celebração pelo ápice do plano de redenção. Primeiro, Deus é louvado! Ele é digno de glória, de ser reconhecido, reverenciado, pois é o mais elevado, o mais sublime, o mais altíssimo, o mais conceituado. E não é pra menos. Deus merece glórias nas maiores alturas pois apesar de Sua posição, não lhe faltou comoção e importância para com os homens.


Segundo, o plano de Deus em prol da humanidade é celebrado. Ele se importa conosco. Tanto que nos salvou por meio do Menino. II. A Canção na vida O cântico angélico, é carregado de um desejo que a paz reine aos homens amados de Deus. Deus amou todos os homens (Jo 3.16), deseja que todos se salvem (1 Tm 2.3-4), mas, só são alcançados por Sua graça salvadora, os que reconhecendo seu pecado, creem em Jesus. Bento XVI diz que os amados de Deus, são aqueles que creem e vivem como Seu Filho amado Jesus.


Na bela canção angelical, Gloria in excelsis Deo (Glória a Deus nas alturas), percebemos a celebração deles, pois Deus, estava a realizar Seu Plano maravilhoso para com os homens pecadores. Os santos anjos, celebram ao Deus altíssimo, por se inclinar e trazer a paz ao homens. A vinda do Menino Salvador a Terra, é festejada pelos anjos do céu. Eles também descem de lá, a fim de, louvar a Deus digno de glória. Aos homens amados por Deus: paz! Cantam os anjos. Aos que creram em Seu Filho: paz! Aos que reconheceram o Menino Deus: paz! E com essa paz dada por Deus aos amados através do Amado Jesus, reconciliados com o Pai, agora os que assim estão, são convocados a chamar os homens para que por meio do evangelho se pacifiquem com Deus. Você já é amado ou amada, de Deus?


Por Andrei Sampaio Soares.

bottom of page