top of page

"Rogério" da banda Super Combo em análise

Olá, leitor (a) do Além Blog. Há aproximadamente 4 meses, em uma conversa com o Andrei, recebi o convite para escrever na coluna "Mais que Som", e cá estou eu!


Conhecendo Gabriel o "Góes"

Bem, permita-me que eu me apresente decentemente: meu nome é Gabriel, mais conhecido como Góes (meu sobrenome). Sou cristão de berço, convertido de fato em 2005 após participar de uma campanha de King's Kids.

Tenho 24 anos, sou músico profissional a uns 10 anos, sou noivo, estudante em Tecnologia em Produção Fonográfica e venho de uma família de missionários. Participei de diversas bandas, sendo vocalista e fundador da banda Overturn e baterista do ministério Movendo Estrelas.


Sou produtor da cantora Isabel Balderramas, que já apareceu por aqui, por meio do Andrei (obrigado mais uma vez, velho hehe) e tenho começado a produzir outras bandas e artistas.


Entendendo a coluna "Mais que som" do Góes

Enfim, os assuntos que tratarei aqui não poderão partir de outra raiz senão a Música. Esta que está dentro de mim, profissão e arte, que me fascina tanto quanto a profissão de cada leitor (a) aqui deve ter pela mesma (caso você exerça a profissão que você ama).


Bem, eu falo muito, você já deve ter notado. Então, agora sim, vamos ao que interessa. Neste espaço, tratarei sobre letras de músicas e quais significados elas podem trazer para mim. Mais uma vez, PARA MIM. Por que digo isso?


Ora, eu, como também compositor que sou, creio que a partir do momento que escrevo uma canção e a solto ao mundo, ela pode perder seu significado original para dar espaço a novas interpretações, para que outrem se identifique com o que escutam e possam trazer mais valores para tal canção. Então, fique à vontade para concordar ou discordar de quaisquer interpretações que darei ao longo desta série de textos que postarei por aqui.


Outra coisa importante que eu gostaria que você soubesse de antemão: as músicas escolhidas podem ser “sacras” ou não, então também sinta-se à vontade para me chamar de pecador rsrs (afinal, quem não é pecador?).


Analisando a música "Rogério"

Música: Rogério

Banda: Supercombo

Álbum: Rogério

Ano de lançamento: 2016

Primeiro, vamos escutar a música:

Rapaz... Eu gosto demais dessa banda, e já aviso que é capaz que eu volte com outras músicas deles (rsrs)... Mas vamos lá:


Quando essa banda anunciou que seu novo disco se chamaria “Rogério”, surgiram várias e várias pessoas perguntando “Quem é Rogério?”, e em diversas entrevistas eles respondiam “Rogério está em cada um de nós”. E então, quando divulgaram esta música como single de divulgação, eu fiquei com o mesmo pensamento que você está agora: “Mas que absurdo! O 'Rogério' é o capiroto! Ele não vive dentro de mim coisa nenhuma!”... Pois é.


Porém, insistente que sou, escutei o álbum e entendi todo o conceito: que o “Rogério” é aquele nosso lado "ruinzinho". Seja uma mentirinha, uma “deprê”, uma preguiça ou até o pessimismo. Bem, sugiro que você escute o disco, que além de ótimas qualidades técnicas que não convém eu comentar aqui agora, tem letras muito boas, criativas e que tratam da nossa tristeza de maneira alegre e leve.


"Rogério" pode ser "O Próximo"

Mas hoje quero falar de um outro “Rogério”, que Jesus nos apresentou como “O Próximo”. Vamos lá:


Na primeira estrofe:


“Você não sabe como é ruim Desejo pra ninguém viver nesse calor infernal E todo mundo te usar Como garoto-propaganda Pra todo mal que existe nesse mundo Será que alguém me entende? Mesmo eu sendo um camundongo em meio de serpentes Ninguém me convidou”


… e na segunda:


“Você não sabe como é legal Viver com sete bilhões de dedos apontados na tua cara E todo mundo te odiar em nome do amor E todo bem que existe nesse mundo Será que alguém me ouve? Mesmo eu sendo um espantalho dentro dessa creche Ninguém me convidou”


Pode parecer forçado (e, de certa forma, até é), mas quero propor uma nova interpretação para esta canção, para nos trazer algo importante sobre a qual tenho pensado e observado nesses últimos tempos.


Nestas estrofes, podemos observar um rapaz que vive sua vida sendo julgado, sendo mal visto e até usado como mal exemplo por algum grupo de pessoas ou sociedade. Também podemos notar seu cansaço, sua fadiga de ser alvo de tantas críticas, “sendo um camundongo em meio de serpentes” e se sentindo um intruso (“ninguém me convidou”).


No refrão:


“Eu quero subir e já chegar chegando Na festa dos que já acham que vão subir pro céu Só pra ver geral caindo de tobogã”


Bem, acho que você já sabe onde estou querendo chegar. Rogério (ou “O Próximo”) está cansado de ser criticado, excluído e achar que não pode fazer parte dessa “sociedade” que chamamos de Igreja. No fim, Rogério anseia o mesmo que nós.


Mais amor, menos julgamento

Veja bem, sou jovem, tenho 24 anos, e nunca achei que eu “reclamaria” de algo assim, mas: a Internet deu voz à muitas pessoas que necessitavam de um meio de expressão, que precisavam ser ouvidos. Porém, vejo muitas postagens no Facebook, Twitter, comentários no Instagram e Youtube, onde o ódio tem se propagado de forma ensurdecedora. E, infelizmente, vejo os cristãos caindo nessa.


Vejo postagens e comentários com brigas religiosas, mensagens de ódio e julgamentos desenfreados. E onde está o amor? Onde está a paciência e compaixão que Cristo nos ensinou a partilhar com Rogério (“O Próximo”)?


“Quero um pouco de atenção Já sofri demais amassando o pão Nada justifica o ódio”


As pessoas estão sedentas por atenção, por amor e compaixão. Sedentas pela Água Viva que sacia nossa sede todos os dias. E como estamos sendo usados como canal para saciar a sede do mundo? Fazendo posts de “minha doutrina que é a certa”? Comentando “você vai pro inferno”? Compartilhando imagens de frases de grandes nomes do cristianismo sem checar uma fonte confiável ou o contexto?


Em Mateus 7.1-5, Cristo diz:

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”


Cristo também diz em Mateus 22.39:

“[...] ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’."


Paulo, em sua famosa carta usada em muitos casamentos (1 Coríntios 13.4-7), diz:

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”


Jesus diz que um dos 2 maiores mandamentos é “Amar o Rogério como a si mesmo”. Nos aconselha a não julgar o Rogério para não sofrermos julgamento. E Paulo, com certeza inspirado pelo amor de Deus, nos conta que devemos ser pacientes e bondosos com o Rogério. Que não devemos nos orgulhar por fazer parte de uma “sociedade”, pois Cristo nos mandou expandi-la e partilhá-la.


Por fim, a conclusão que quero trazer aqui é que você e eu devemos tomar mais cuidado com o que expressamos em nossas redes sociais, e que possamos refletir sobre nossas atitudes, pois o amor não se deve manter apenas na Internet, mas deve transcender o computador, celular, tablets... o nosso amor para com o próximo deve ser a maior expressão do que Deus fez em nossas vidas.


Então vou terminar com aquela frasezinha que perambula nossos Facebook's: MAIS AMOR, POR FAVOR!


Por Gabriel Góes


Imagem: Arquivo pessoal/Facebook.

bottom of page