top of page

Verdades sobre a Concepção Sobrenatural de Jesus

  • Especial
  • 11 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

Não é sustentável pela fé cristã, que não se creia na Concepção Sobrenatural de Nosso Senhor. É muito claro pelas narrativas dos evangelhos, que Jesus foi concebido por um milagre do Espírito Santo.

Mateus 1.18 narra que: "O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava comprometida a casar-se com José. Mas, antes de se unirem, ela achou-se grávida pelo Espírito Santo." Não é possível pensarmos na Concepção como uma "narrativa disfarçada", para encobrir uma possível relação sexual entre José e Maria, pois antes que eles se unissem, após o nascimento de Cristo, Maria achou-se grávida.


Também não é razoável pensarmos que a Concepção fora uma relação sexual entre Maria e o Espírito Santo, como muitos mitos ao redor de Israel, cujos relatos mostravam divindades desciam até as mulheres e concebiam com elas, numa espécie de "lenda do boto", contada na Amazônia"


Não! Pela narrativa dos evangelhos, Jesus foi Concebido pelo poder do Espírito Santo, como disse Lucas: "O anjo respondeu: 'O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso aquele que nascerá será santo e será chamado Filho de Deus'." (1.38). Ou seja, da mesma forma como Deus disse "haja" luz a partir do nada (Gn 1.3), Ele fez o embrião Jesus, aparecer no ventre da virgem Maria, não por uma relação sexual, mas pelo poder miraculoso do Altíssimo.


Diante deste conhecimento a respeito da Concepção sobrenatural de Jesus, temos algumas verdades a aprender, conforme mostrou o teólogo Kal Barth. Elas nos ajudam a entender, que o problema não seria simplesmente uma relação sexual entre José e Maria, já que no matrimônio isso não é errado, mas, por que foi necessária a Concepção pelo Espírito.


Por que a Concepção Sobrenatural de Jesus foi necessária?

Verdade 1: Porque, a Concepção Sobrenatural mostra uma sentença sobre a humanidade. Afinal, José e Maria que eram justos, mas, nasceram com o pecado original, não poderiam "produzir um Salvador", bem como toda a humanidade.


Por isso, foi necessário que Jesus fosse concebido sobrenaturalmente. Paulo fala que: Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. (Rm 5.12) O Salvador deve vir de fora.

Verdade 2: A Concepção Sobrenatural, mostra que Jesus e o evangelho são sobrenatural. Jesus veio do céu: "O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu." (1Co 15.47) E o evangelho é de Deus: "Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus" (MC 1.14 ). Verdade 3: A Concepção Sobrenatural, mostra que em Jesus há um novo começo para a humanidade. Como afirmou Paulo: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas." (2Co 5.17). Pela fé em Jesus, todos nós, podemos ser transformados em novas pessoas: mente e atitudes, por obra da graça de Deus: "os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (Jo 1.13) Portanto, celebremos a Deus, pela Concepção sobrenatural de Jesus, que nos mostra o poder criador do Senhor, o interesse em nos Salvar e nos dá um novo começo. Por Andrei Sampaio Soares.

Imagem: Internet.

bottom of page