top of page

"Todo o excesso esconde uma falta"

"Todo o excesso esconde uma falta."


Acho que essa foi a frase mais reflexiva que eu já vi no Facebook. Ela ficou latejando na minha mente por diversos dias até que eu conseguisse digeri-la.


Comecei a me lembrar de um homem que, após casado e com um bom emprego, só fazia compras no atacado até chegar ao ponto de não ter mais espaço na despensa. Quando os filhos lhe pediam um doce, ele não se contentava em comprar um para cada, tinha que ser uma caixa. Tudo para ele tinha que ser muito.


Mas depois de conhecer a história desse homem descobri que escondido em todo aquele exagero estava um garoto, abandonado pelo pai e que passou por inúmeras privações durante parte de sua infância.


Continuei pensando nos vários excessos que cometemos todos os dias e como muitas vezes nós não damos tanta importância para eles. Não estou falando das compulsões patológicas que vemos nos programas de televisão, que fazem as pessoas serem engolidas por coisas e lixos a ponto de não saírem mais de casa.


Estou falando daqueles exageros que estão camuflados na nossa rotina, por exemplo, sempre exagerar na hora do almoço quase todos os dias, estourar o limite do cartão de crédito todos os meses com compras fúteis, aquela necessidade absurda de juntar dinheiro ou aquela hora extra que acontece quase sempre, sem contar os dias em que leva serviço para casa... a lista é enorme!


Se identificou com alguma? Eu me identifiquei com várias!!!

Mas tenho uma boa notícia para te dar! Deus é o único capaz de preencher essa falta que, às vezes, nem você consegue identificar. A especialidade Dele é preencher cada lacuna nossa com Sua presença, para que nós possamos ter uma vida equilibrada.


Quando Deus nos completa e nos restaura, não faz mais sentido ter 45 pares de sapato de uma mesma marca, ou 73 vestidos guardados no guarda-roupas.

E se, depois de ler este texto, você identificou alguma falta que está causando algum exagero em sua vida, eu te convido a orar comigo:

“Pai, Tu conheces cada cantinho do meu pensamento e sabes exatamente do que tenho sentido tanta falta. Mas acredito que Tu és poderoso para completar todos os vazios que existem mim. Preenche a minha vida com a Tua presença, em nome de Jesus, amém!"


Com um carinho exagerado...


A Garota do Sapato Rosa.


bottom of page