top of page

Dando migalhas para Deus


É maravilhoso quando, por vezes, percebemos o quanto a Palavra de Deus nos fala diretamente, como uma flecha certeira, cravada no cerne de nossa espiritualidade. Se você nunca sentiu tal coisa, leia Malaquias. Lá, encontramos questões tão em voga em nossa vida hoje em dia que é impossível negligenciá-las. Dentre elas, vemos o embate sobre a honra que damos ao nome de Deus. Confira em Ml 1:6-14. Se este texto fosse traduzido para os nossos dias, como ecoaria a voz de Deus em nosso coração? Segue, aqui, uma paráfrase deste trecho da Palavra que visa nos fazer refletir naquilo que Deus está dizendo ao seu povo hoje. Aconselho ao amigo leitor que, enquanto lê a paráfrase, veja em sua Bíblia os versículos citados do capítulo um de Malaquias. Abramos os nossos ouvidos...

"O filho deve honra ao pai, não é mesmo? Como pai, você esperaria receber honra. Um servo, também deve honra ao seu Senhor, certo? E você concorda com isso. O que você não percebe, é que você me chama de Pai, me chama de Senhor, entretanto, você não me honra, você não me teme (v.1a). Como você está fazendo isso? Desprezando o meu nome. Você despreza meu nome e nem reconhece isso (v. 1b). Quer saber como despreza meu nome? Saiba que você faz isso oferecendo o pior que você tem (v. 7a)". A coisa ainda se agrava, porque:

1- VOCÊ OFERECE O PIOR E AINDA NÃO VÊ NENHUM MAL NISSO (v. 7b-8)

Em primeiro lugar, saiba que isso não é algo que você diz com palavras. Você não diz isso com palavras “não faz mal oferecer o pior a Deus”. Eu sei. Mas você diz isso, com todas as letras, através dos seus atos (v. 7b). Em segundo lugar, para que você tenha certeza de que é isso o que você faz, ofereça ao seu governador o que você me oferece e veja se ele aceita (v. 8b).

Em outras palavras, cante para sua esposa do jeito que você canta para mim e veja se ela vai gostar. Fale com seu amigo íntimo como você fala comigo em oração e veja se ele vai te ouvir. Vãs repetições, desconexas, sem nenhum sentido. Você nem pensa para falar comigo. Já está tudo programado na sua cabeça. Eu sou a sua rotina do café da manhã, do almoço e da hora de dormir. Seu relacionamento comigo é baseado em frases decoradas, em rituais vazios e em sobras do seu tempo que é tão corrido que nunca acha tempo para mim.

2- VOCÊ OFERECE O PIOR E AINDA PEDE A MINHA COMPAIXÃO (v. 9)

Em primeiro lugar, não espere minha compaixão (v. 9). Em segundo lugar, saiba:

Saiba que eu prefiro que você não faça nada (v. 10a). Melhor seria que seus lábios se fechassem; que suas mãos parassem de tocar; que sua boca parasse de tomar meu nome em vão nos púlpitos das igrejas; que você parasse de celebrar a ceia e assim por diante.

Saiba que eu não tenho prazer em você, quando faz isso (v. 10b). Eu não tenho prazer em ver você ajoelhado pedindo milhões de coisas a mim. Percebe? Sou adorado de qualquer jeito e você ainda espera que eu responda às suas súplicas. Que prazer eu teria em você?

Saiba que eu não aceito o que você me oferece (v. 10c). Você realmente está perdendo o seu tempo, porque nada disso chega até mim. Eu não aceito o seu dízimo e a sua oferta. Eu não aceito o seu trabalho na minha obra. Eu não aceito a sua adoração, pois ela não é adoração.

Saiba que eu terei prazer em quem você não espera (v. 11).

3- VOCÊ OFERECE O PIOR E AINDA ACHA DIFÍCIL ME SERVIR (v. 13)

Como você pode dizer isso, se nem obedece às minhas leis?

4- VOCÊ OFERECE O PIOR E AINDA ME PROMETE O MELHOR (v. 14)

Não faça isso, porque quem faz isso é maldito (v. 14a). Não faça isso, porque Eu sou o Grande Rei e meu nome deve ser respeitado entre as nações. Em outras palavras, você está sendo mal testemunho do meu nome e está fazendo com que meu nome seja desrespeitado entre quem não pertence a mim (v. 14b). Meu nome deve ser profundamente respeitado entre as nações" (Ml 1:14b, Nova Bíblia Viva).

UMA REFLEXÃO

Enfim, perante o zelo ardente e santo de nosso Senhor, vale pensarmos: Damos o nosso máximo no vestibular, damos o nosso máximo no trabalho; na prova de natação; no vídeo-game. Damos o máximo para impressionar quem amamos. Pois bem... Se amamos a Deus, ofereçamos, em espírito e em verdade, o melhor que temos a Ele, pois ele é em extremo digno de toda a honra.

Por, Luiz Eduardo Nunes.


bottom of page